*Este também é o título do capítulo 9 do Livro Pelo Espaço de Doreen Massey (2005), isto também é uma homenagem.
Site-specifc, Westbranch, Houston, TX 77041, EUA.
website-specific, 2950353N9533420W.webexistindo.art.br
2,22 KB . 2020. Julia Brasil
Este trabalho é uma reflexão sobre as condições espaciais que o cyber espaço cria no mundo real, uma lembrança de que as narrativas que apontam o cyberespaço como desmaterializado e que desvalorizam o Espaço não correspondem a realidade. É neste tensionamento entre um espaço virtual aparentemente desmaterializado e sua infraestrutura bastante material e fortificada que se situa este trabalho.
(ao contrário da opinião popular) o Espaço não pode ser aniquilado pelo Tempo* é um trabalho site-specific. Ele informa aos seus visitantes as coordenadas geográficas de seu servidor. Ainda que fisicamente seja pouco provável o acesso ao prédio a obra ocupa um espaço nele. Ela só é possível porque o servidor localizado em algum lugar do mundo existe, em toda sua materialidade. Ela também só é possível porque o site existe em toda a sua imaterialidade em qualquer dispositivo com acesso a internet.
Já não podemos deixar de existir online sem viver uma parte significativa do mundo, assim sendo parece ingênuo ou reacionário não tratar o cyber espaço como o que ele é: constituído por e constituinte de sujeitos, Espaço por definição.
No capítulo que empresta o nome para este trabalho, Doreen Massey começa negando a profecia de Marx sobre a aniquilação do espaço (pelo avanço tecnológico). Existe uma narrativa que atribui ao cyber-espaço a eliminação da temporalidade e da espacialidade em nossas vidas. Uma chamada de vídeo por exemplo parece ter vencido as barreiras de espaço e tempo às quais antes estávamos submetidos. De fato, quando navegamos na internet nos “deslocamos” de um “lugar” ao outro em frações de segundos e temos a impressão de ter vencido Tempo e Espaço.
Entretanto, ao reafirmar esta vitória estamos reduzindo o Tempo e o Espaço à distâncias e velocidades, e nenhum deles é só isso. Mesmo o cyber-espaço é constituído por e constituinte de sujeitos, e por isso é um produto de relações, de práticas de envolvimento, de encontros. Não é (embora possa parecer) um conjunto homogêneo, coordenadas por onde transitamos sem restrições mundanas, mas sim um conjunto complexo de sujeitos e multiplicidades que conferem valor e sentidos a determinados lugares. De fato, o cyber espaço não está aniquilando de forma alguma o Espaço, pelo contrário, ele tem produzido novas configurações, novos sujeitos e novos tipos de multiplicidades e relações. Em suma, ele torna o que chamamos de Espaço ainda mais complexo. E mais do que isso, o cyber-espaço também tem sua parcela de materialidade. Para cada arquivo em nuvem e armazenamento ilimitado que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo em qualquer computador existe uma imensa camada de infraestutura muito material: cabos, servidores, milhares de metros quadrados fechados, cercados, guardados por seguranças em suas guaritas.
Um web-site não é assim tão diferente de um lugar físico. Seus processos de ocupação também são mediados por negociações, trocas. Ter uma parcela para ocupar na internet implica em alugar um espaço num servidor para se hospedar. Para tornar este lugar visitável, também é necessário registrar um domínio em seu nome. Tudo isso mediante uma transação comercial, com um custo, registrada aqui em faturas. Estes contratos garantem o direito de usar aquele espaço e nome.
Mas que lugar ocupa este site? Qual é o lugar que estou visitando instantaneamente ao visitar este lugar? Qual distância eu estou percorrendo?
De acordo com o site do servidor de hospedagem eles possuem dois datacenters: em Houston, Texas e em Provo, Utah. Através do chat de suporte técnico da Hostgator obtive a informação de que o site estaria hospedado no CyrusOne Houston West. Já a pesquisa em uma base de dados localiza este IP na cidade de Conroe, Texas, pouco mais de 60 quilômetros ao Norte de Houston. Cruzando estas informações, a localização mais exata que pode ser estimada é 5170 Westway Park Blvd, Houston, TX 77041, Estados Unidos, as instalações do CyrusOne Houston West.
Sabendo desta localização, a operação consiste em criar um arquivo html que inscreve no servidor as coordenadas geográficas dele mesmo. Uma obra site-specific à distância e virtual, que só pode ser experienciada graças a internet e seus artifícios de comunicação, mas que só pode existir pela sua materialidade e espacialidade